9 Abril, 2020 Marco Silva

yoga em família

30 DIAS DE YOGA E MINDFULNESS EM FAMÍLIA

A Pro Yoga decidiu criar um inspirador desafio de 30 dias de Mindfulness e Yoga  para ti e para a tua família! Esta é uma situação única e estranha para todos e é importante saber que cada um a experiencia de formas diferentes. Alguns de nós poderão estar a sentir ansiedade, isolamento, medo ou stress por isso é importante que nós estejamos atentos, conscientes e que nos possamos cuidar e apoiar mutuamente. Vamos usar este tempo que o mundo nos presenteou com a oportunidade de conectar connosco e com a nossa família. Apenas uns minutos por dia é suficiente para nos sentirmos mais calmos e confiantes, em qualquer situação. Vamos explorar a aceitação, a coragem, a compaixão, a conexão, a bondade, a alegria e a gratidão! Os nossos vídeos terão como foco: mindfulness (atenção plena), respiração, exercícios de meditação e asanas (posturas de yoga). Nós queremos partilhar isto contigo pois acreditamos que será benéfico para a tua família neste momento que pode ser difícil para todos nós.

QUERES EXPERIMENTAR? OFERECEMOS-TE A 1ª SEMANA GRATUITAMENTE!

REGISTA-TE ANTES QUE A OFERTA TERMINE!

Porquê aceitar este desafio?

asana2

CORPO

Exercício físico é algo fundamental para todos neste momento em que estamos circunscritos à nossa casa. É especialmente importante para as crianças, que contém dentro de si uma grande quantidade de energia que precisam de deixar sair. As posições de Yoga são introduzidas durante este programa através de jogos divertidos, de histórias, de animais e outras criaturas mágicas. Durante os vários dias iremos explorar também posturas a pares, trazendo atenção à conexão entre os vários elementos da família. Desta forma iremos trabalhar a força, flexibilidade e equilíbrio de forma a manter-nos saudáveis, ágeis e sobretudo felizes.

emocoes

EMOÇÕES

Muitas das emoções que sentimos estão relacionadas com o estado do nosso corpo e da nossa mente. Por isso é importante trabalhar os três como um só. Através da respiração e da atenção, traremos consciência às nossas emoções de forma a aprender identifica-las e a melhor geri-las. Partilharemos ferramentas para trazer um maior sentido de calma e serenidade. Durante os jogos de yoga, através de meditações ou de visualizações guiadas, pretendemos devolver à família momentos de relax, diminuindo o stress e ansiedade que poderão estar presentes durante estes dias. Iremos explorar as emoções e valores positivos, de forma a trazê-los às nossas rotinas: coragem, gratidão, aceitação, conexão, compaixão, bondade e alegria!

mente

MENTE

A mente, fonte de cerca de 70.000 pensamentos por dia e responsável por todo o funcionamento do nosso corpo, precisa de estar serena para poder atuar de forma calma e saudável. Compreendendo a ligação da mente, com o corpo e as emoções, torna-se mais fácil geri-la. Trabalharemos a atenção plena (mindfulness), que se traduz na nossa capacidade de estarmos atentos ao momento presente. A nossa respiração é o elemento base de todo o processo pois é algo que nos acompanha a cada instante. Trazer consciência ao nosso corpo, mente e emoções, ajuda a criar um sentimento de amor e reconhecimento pelo o milagre que o nosso ser é. Para as crianças que estão a estudar em casa, esta é uma óptima forma de desenvolver a capacidade de atenção e disciplina, evitando que o stress e a ansiedade se apoderem e dificultem a aprendizagem.

QUANDO

Todos os dias, durante 30 dias, iremos partilhar um vídeo com a prática do dia. Poderá ser uma atividade, uma pequena aula, uma meditação ou visualização guiada e durará entre 5 a 20 minutos. As práticas são partilhados a partir de um link, pelo que poderão fazer quando quiserem, de acordo com a vossa disponibilidade. Perderam um dia? Não faz mal! Todos temos afazeres e responsabilidades, é normal por vezes não termos tempo. O importante é continuar.

Onde

No conforto da vossa casa. Vamo-nos manter seguros e resguardados!

Valor

15€ (1ª semana gratuita!)

Para quem?

Este desafio foi pensado para famílias com crianças em casa, em especial foco para crianças entre os 4 e os 12 anos. Apesar de nos termos guiados por estas idades e suas necessidades, estas práticas podem ser feitas por qualquer pessoa ou criança, independentemente da sua idade. Este é um desafio para aqueles que querem trazer mais atenção e consciência para as suas vidas e famílias, aprender ferramentas de gestão emocional, de relaxamento, de conexão. É um desafio para quem se quer movimentar, exercitar de forma divertida e em união.

Apesar de o desafio ser para a família, os vários elementos poderão fazer as atividades individualmente. É bom que o desafio seja aceite pela família no entanto vamos aceitar que a gestão de tempo e motivação é algo exigente e que por vezes nem todos irão participar. E está tudo bem. Haverá também dias em que a atividade não terá grande sucesso e mais uma vez, está tudo bem. Porque parte do desafio é aceitar que nem tudo está no nosso controle, é aceitar que às vezes não corre bem, mantendo sempre a perseverança, a esperança que amanhã será melhor. Nada se alcança sem um bocadinho de esforço e resiliência.

Cristiana Santos

Cristiana Santos é natural de São João da Madeira e é licenciada em Artes Plásticas, no ramo de escultura. Depois de começar a enveredar pela educação artística, sentiu um grande propósito dentro da educação, utilizando hoje as ferramentas da arte, natureza e yoga para o desenvolvimento pessoal, expressão do ser. É certificada professora de Yoga para crianças e famílias desde 2017 pelo Rainbow Yoga Family. Dá aulas de yoga para crianças e famílias desde então em jardins de infância, centros sociais, escolas públicas e campos de férias. Em paralelo é artística plástica e ceramista, nunca descorando o que é essencial para ela e o que é base em qualquer ensinamento: viver de uma forma plena, expressando o seu potencial, respeitando-se e amando-se, cada dia de forma diferente.

Nós praticamos yoga e mindfulness por três razões:

1. Ajuda-nos a relaxar e a acalmar (que está provado fortalecer o sistema imunitário)

2. Exercitamos o corpo de forma a ficarmos mais fortes, flexíveis, equilibrados e saudáveis

3. Para apreciarmos cada vez mais o que fazemos e tudo aquilo que nos rodeia!

Queres experimentar? Deixa-nos o teu e-mail!