17 Agosto, 2020 Marco Silva

Retiro de Outono no Geres – ESGOTADO

Retiro de Outono no Geres – ESGOTADO

2 a 5 de Outubro

A Pro Yoga convida-te a entregares-te à natureza abundante e fértil do Parque Natural do Gerês e a relaxares, reconectando com a tua verdadeira essência e propósito. O estudo e práticas de Yoga diárias num contexto de beleza natural, silêncio e calma, potencializam momentos de reflexão e transformação profundos. Alinhamos o propósito da filosofia do Yoga e suas respetivas práticas com paisagens inesquecíveis: florestas, montanhas, rio e cascatas.

Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal, situado no extremo nordeste do minho, estende-se desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês, sendo atravessado por dois grandes rios, o rio Lima e Cávado. Uma das maiores atracções naturais pela sua rara e impressionante beleza, é considerado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

A riqueza e variedade da flora é única e determinada pela perfeita combinação das condições locais, oferecendo matos, carvalhais e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens.

Vamos imergir na natureza única do Gerês, deixando-nos envolver pela transformação do Outono, refletindo sobre aquilo que há para transformar dentro da nossa própria existência. Iremos visitar cascatas e trilhos, passando o dia rodeado pela água, pelas árvores e todos os animais que nos quiserem acompanhar. Algumas das práticas e estudo serão feitos numa envolvente natural, enquanto os restantes serão feitos no local de alojamento.

Selina

Localizado na margem do Rio Cávado, com uma beleza natural virgem, o Selina Gerês é o refúgio ideal para um retiro de Yoga. Iremos ficar alojados em tendas Glamping, sobre as estrelas, uma experiência de campismo com todo o conforto necessário. A tenda é partilhada entre duas pessoas e as casas de banho são partilhadas e exteriores à tenda.

As instalações do Selina incluem um bar, restaurante, cinema, terraço, uma biblioteca, um deck de yoga, uma piscina exterior e entrada direta para a praia fluvial do Rio Cávado.

Porquê escolher este retiro?

Yoga

O asana ajuda-nos a libertar da rigidez que se acomula nos músculos, dá-nos força, firmeza, leveza, clareza na expressão contribuindo para a estabilidade e o conforto do corpo.
O pranayama ajuda-nos a suavizar os nervos, a aumentar a capacidade pulmunar, a preservar a vitalidade do corpo e a fortalecer a sua imunidade, mantém-nos imunes ao stress, à ansiedade e a outras emoções indesejáveis preparando a mente para a meditação.
A meditação ajuda-nos a compreender com clareza e objetividade o lugar de cada coisa no mundo e o significado dos papeis que representamos na vida, despertando uma atitude contemplativa.

Conhecimento

O problema do Ser humano resume-se na ignorância, ignorância de si mesmo. Ao identificar o ‘eu’ seja com o corpo, ora com a mente, ou com nossa relação com os outros, demonstramos ignorância de nós mesmos. Este é o problema. Para adquirir algo, necessito fazer alguma coisa; o fazer, uma ação, chama-se karma em sânscrito. Mas ação – ou uma ou um número interminável delas – não faz com que a destruição da ignorância aconteça. Então, a solução só pode ser conhecimento, e para tal é necessário um meio de conhecimento. Este retiro é direcionado a todos aqueles que desejam o conhecimento sobre si mesmo. Quatro qualificações (sadhanachatushtayam) e seis virtudes (shatkasampattih) são os pré-requisitos para aqueles que buscam esse conhecimento: Discernimento — Viveka, para ver as coisas como são; Desapego — Vairāgya, para abrir mão da vontade de controlar; Virtudes — Shatkasampattih, para ter uma mente preparada; Desejo de Liberdade — Mumukṣutvaṁ, para iniciar a busca por libertação.

Natureza

Está cientificamente comprovado que a simples presença em ambientes naturais diminui o stress e traz um bem-estar geral ao corpo e à mente. Através de caminhadas, mergulhos em águas cristalinas, banhos de floresta ou a simples contemplação, permitimo-nos não só acalmar mas criar momentos de conexão com os 5 elementos, os mesmo que constituem o nosso corpo e tudo aquilo que existe ao nosso redor. Ao aliar as práticas de yoga, exercícios de respiração e meditação a ambientes de beleza natural únicos, potencializamos as experiências e criamos verdadeiros momentos de transformação. Através da natureza e do reconhecimento dos seus padrões, aprendemos muito sobre nós próprios e o mundo à nossa volta.

QUANDO

2 a 5 de Outubro

Onde

Parque Nacional do Gerês

Alojamento no Selina Gerês

Investimento

Early Bid – inscrições até 31 de Agosto – 290€

Inscrições entre 1 e 15 de Setembro – 340€

Inclui

  • Estadia
  • Partilha de conhecimentos
  • Alimentação completa e vegetariana
  • Práticas de Yoga diárias (1 matinal, 1 ao final da tarde com pranayama e meditação)
  • Banhos de floresta

Prática de Yoga

Vinyāsa Krama Yoga é uma forma de Haṭha Yoga, e caracteriza-se pela sincronização entre o movimento e a respiração. A prática é executada de forma ordenada e progressiva. O principal objetivo desta prática consiste em trazer firmeza e conforto ao corpo, enquanto o purificamos e o fortalecemos, preservando uma longa, suave e controlada respiração.

As técnicas de respiração servirão de suporte não só para o āsana, mas para a meditação. Quais são as formas e sentidos da respiração completa, para que servem, quais os primeiros prāṇāyāmas e com quais progredimos? Estas são perguntas que se escutam muitas vezes e às quais vamos dar resposta.

Qual é o papel da meditação, para que serve, como usar e em que circunstâncias? A meditação faz-nos parar, ficar quietos, observar-nos, cada um no seu próprio silêncio, consigo mesmo. Eventualmente isso fará surgir a pergunta: “quem sou eu?” Neste retiro faremos uma introdução à meditação dentro da tradição do Yoga.

O propósito da espiritualidade, marca o princípio de uma vida dedicada ao autoconhecimento, redefinindo as nossas prioridades, bem como os nossos valores, tornando a nossa vida com significado e direcionada para o maior objetivo de vida humana – mokṣa – a libertação da sensação de limitação.

Marco Silva

Marco Silva é Natural de São João da Madeira, e dedica-se ao estudo do yoga desde 2004, e ao ensino desde 2006, tendo tido ao longo do seu percurso vários professores que o inspiraram, tais como Letícia Ziebell, Miguel Homem, Simão Monteiro, Tomas Zorzo, Pedro Kupfer, Cláudia Villadelprat, Glória Arieira e Isa Guitana. O Marco tem um encanto pela Natureza, pelo vedanta, a literatura ancestral da Índia, e pela música. Aliás, é esta a ponte que liga ao projecto Yukti, o gosto pela cultura indiana e a música, no qual Marco vocaliza mantras em sânscrito, ao som da guitarra e percussão, contendo nos temas a semente do conhecimento do yoga e do vedanta. A viagem à Índia, feita em 2017, marca um novo ciclo de aprendizagem no berço do Yoga. É diretor da escola Pro Yoga, desde o ano de 2014, onde ensina Haṭha Yoga, pranayama e meditação.

Programa

Dia 2

19:00 – Chegada

20:00 – Jantar

21.30 – Boas-vindas aos participantes e apresentação do encontro

22:00 – Descanso

Dia 3 e 4

07:30 – Silêncio, prática de hatha yoga: asana, yoganidra, prāṇāyāma e dhyana

09:00 – Pequeno-almoço

10:00 – Trilhos e cascatas

11.30 – Estudo: viveka e Vairāgya

13:30 – Almoço, descanso, convívio

16:00 – Banho de Floresta

18.00 – Prāṇāyāma e meditação

19:30 – Retorno e Jantar

21.00 – Satsaṅga e kīrtan

22:00 – Descanso

Dia 5

07.30 – Silêncio, prática de hatha yoga: asana, yoganidra, prāṇāyāma e dhyana

10:00 – Pequeno-almoço

11:30 – Estudo: Shatkasampattih e Mumukṣutvaṁ

13:30 – Almoço

15:30 – Namaste!

Queres saber mais? Fala connosco!

Futuros Eventos

Retiro de Yoga no Monte Orada – ESGOTADO

Retiro de Yoga no Monte Orada – ESGOTADO Outubro 7th, 2020Marco Silva

Yoga online

Yoga online Maio 21st, 2020Marco Silva