7 Outubro, 2020 Marco Silva

Retiro de Yoga em D’alijo

DALIJO_anuncio

Retiro de Yoga em D’alijo

13 a 15 de Novembro

A Pro Yoga convida-te a entregares-te à natureza abundante e fértil do D’Alijó Retreat Center, no norte de Portugal, e a relaxares, reconectando com a tua verdadeira essência e propósito. O estudo e práticas de Yoga diárias num contexto de beleza natural, silêncio e calma, potencializam momentos de reflexão e transformação profundos.

D'alijó

D’Alijo Retreat Center no norte de Portugal é um centro de retiros localizado na aldeia de Cabeceiras de Basto, no Minho. O espaço foi cuidadosamente desenhado, de forma a fundir-se totalmente na natureza abundante do local, potencializando experiências de contemplação, aprendizagem e transformações profundas, através dos vários retiros organizados com professores e facilitadores de todo o mundo. Para todos aqueles que se sentem empoderados a reconnectar com a natureza, este é um sítio de excelência.

Este centro oferece vários tipos de acomodação, todos eles com uma decoração moderna, casas de banho privativas e aquecimento. Os espaços comuns incluem uma cozinha e sala de convívio com um lindo e espaçoso terraço para as vistas que o rodeiam, duas piscinas de água salgada, uma horta e uma sala de prática. A criar a união entre todos estes espaços, há jardins exuberantes espalhados em socalcos, pequenos cursos de água que imortalizam o som da calma e um lago cheio de plantas aquáticas. Ao redor, vários trilhos percorrem as maravilhas deste local, entre montes, pedras, árvores, rios e riachos e até uma pequena cascata.

Porquê escolher este retiro?

Yoga

O asana ajuda-nos a libertar da rigidez que se acomula nos músculos, dá-nos força, firmeza, leveza, clareza na expressão contribuindo para a estabilidade e o conforto do corpo.
O pranayama ajuda-nos a suavizar os nervos, a aumentar a capacidade pulmunar, a preservar a vitalidade do corpo e a fortalecer a sua imunidade, mantém-nos imunes ao stress, à ansiedade e a outras emoções indesejáveis preparando a mente para a meditação.
A meditação ajuda-nos a compreender com clareza e objetividade o lugar de cada coisa no mundo e o significado dos papeis que representamos na vida, despertando uma atitude contemplativa.

Conhecimento

O ser humano está numa busca incessante e permanente por felicidade, bem estar e liberdade, pois encontra-se constantemente insatisfeito consigo mesmo, com as pessoas que o rodeiam e com o mundo. Os kalmaṣas, as 12 imperfeições da personalidade, precisam ser entendidas e removidas do nosso coração através do entendimento. Este não é um caminho fácil, mas é o único que nos possibilita paz interior e reconhecer a felicidade plena que já somos, mas que podemos ainda não reconhecer. No processo de busca do conhecimento, estas falhas, ou doshas, precisam ser evitadas para que possamos viver uma vida plena com constância, com serenidade, ou seja, de forma equânime. Viver com equanimidade é viver uma vida de Yoga. Neste retiro iremos aprender a lidar com: raiva – krodha, desejo – kāma, ambição – lobha, falta de objetividade – moha, curiosidade desnecessária – vivitsa, ausência de compaixão – akṛpa, descontentamento e irritação – asuya, exigência de respeito – mana, tristeza – śoka, apego excessivo – spṛha, intolerância – irṣya, censura – jugupsa.

Natureza

Está cientificamente comprovado que a simples presença em ambientes naturais diminui o stress e traz um bem-estar geral ao corpo e à mente. Através de caminhadas, mergulhos em águas cristalinas, banhos de floresta ou a simples contemplação, permitimo-nos não só acalmar mas criar momentos de conexão com os 5 elementos, os mesmo que constituem o nosso corpo e tudo aquilo que existe ao nosso redor. Ao aliar as práticas de yoga, exercícios de respiração e meditação a ambientes de beleza natural únicos, potencializamos as experiências e criamos verdadeiros momentos de transformação. Através da natureza e do reconhecimento dos seus padrões, aprendemos muito sobre nós próprios e o mundo à nossa volta.

QUANDO

13 a 15 de Novembro

Onde

D’alijo Retreat Center, Cabeceira de Basto

Investimento

300€

260€ valor promocional para inscrições até 15 de Outubro

Inclui

  • Estadia
  • Partilha de conhecimentos
  • Alimentação completa e vegetariana
  • Práticas de Yoga diárias (1 matinal, 1 ao final da tarde com pranayama e meditação)
  • Banhos de floresta

Prática de Yoga

Vinyāsa Krama Yoga é uma forma de Haṭha Yoga, e caracteriza-se pela sincronização entre o movimento e a respiração. A prática é executada de forma ordenada e progressiva. O principal objetivo desta prática consiste em trazer firmeza e conforto ao corpo, enquanto o purificamos e o fortalecemos, preservando uma longa, suave e controlada respiração.

As técnicas de respiração servirão de suporte não só para o āsana, mas para a meditação. Quais são as formas e sentidos da respiração completa, para que servem, quais os primeiros prāṇāyāmas e com quais progredimos? Estas são perguntas que se escutam muitas vezes e às quais vamos dar resposta.

Qual é o papel da meditação, para que serve, como usar e em que circunstâncias? A meditação faz-nos parar, ficar quietos, observar-nos, cada um no seu próprio silêncio, consigo mesmo. Eventualmente isso fará surgir a pergunta: “quem sou eu?” Neste retiro faremos uma introdução à meditação dentro da tradição do Yoga.

O propósito da espiritualidade, marca o princípio de uma vida dedicada ao autoconhecimento, redefinindo as nossas prioridades, bem como os nossos valores, tornando a nossa vida com significado e direcionada para o maior objetivo de vida humana – mokṣa – a libertação da sensação de limitação.

Marco Silva

Marco Silva é Natural de São João da Madeira, e dedica-se ao estudo do yoga desde 2004, e ao ensino desde 2006, tendo tido ao longo do seu percurso vários professores que o inspiraram, tais como Letícia Ziebell, Miguel Homem, Simão Monteiro, Tomas Zorzo, Pedro Kupfer, Cláudia Villadelprat, Glória Arieira e Isa Guitana. O Marco tem um encanto pela Natureza, pelo vedanta, a literatura ancestral da Índia, e pela música. Aliás, é esta a ponte que liga ao projecto Yukti, o gosto pela cultura indiana e a música, no qual Marco vocaliza mantras em sânscrito, ao som da guitarra e percussão, contendo nos temas a semente do conhecimento do yoga e do vedanta. A viagem à Índia, feita em 2017, marca um novo ciclo de aprendizagem no berço do Yoga. É diretor da escola Pro Yoga, desde o ano de 2014, onde ensina Haṭha Yoga, pranayama e meditação.

Queres saber mais? Fala connosco!

Futuros Eventos

Retiro de Outono no Geres – ESGOTADO

Retiro de Outono no Geres – ESGOTADO Setembro 2nd, 2020Marco Silva

Yoga online

Yoga online Maio 21st, 2020Marco Silva